A Agro-Sol Sementes leva para casa mais uma vitória no Prêmio Sistema Famato em Campo. A quarta edição, realizada nesta quinta-feira (8), com o tema Jovem Produtor, teve como vencedor estadual o Gerente de Sementes da empresa, Pedro Tomazelli.
Com 30 anos de idade, Pedro apresentou sua trajetória profissional e da Fazenda Cristalina, sede da Agro-Sol. O prêmio teve seis finalistas, dos quais dois foram eleitos os campeões estaduais e poderão participar de uma missão técnica da Famato em 2019. O outro vencedor foi Raul Santos Costa, da Fazenda Lagoa Dourada, em Poconé.
“Agradeço o incentivo que a Famato nos dá com esse tipo de iniciativa. É uma grande honra e alegria ter sido escolhido. Assim como ter sido finalista junto a outros jovens produtores com histórias e exemplos tão bons, como meus amigos Rodrigo e Thiago Minuzzi”, diz Pedro.
Em sua apresentação ao público ele ressaltou que seu pai – Gladir Tomazelli, Diretor de Operações da Agro-Sol, é seu grande exemplo profissional, “seu espelho”, e trabalhar no processo de sucessão tem sido algo que envolve muito mais oportunidades que desafios.
“Encontrei um campo aberto para contribuir com novidades. Agradeço ao meu pai e à família Dallastra, fundadora da Agro-Sol, pela oportunidade de trabalhar e ajudar a construir o futuro da empresa”, acrescenta.
Pedro iniciou sua trajetória profissional na Agro-Sol em 2011, como estagiário. Passou por todos os setores da empresa, trabalhou a maior parte do tempo no campo e atualmente tem foco na comercialização e no controle de qualidade.
Ele cursou Agronomia na Univag, em Várzea Grande, tem mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem buscado capacitação em marketing, estratégias de vendas e liderança.
No ano passado, a Agro-Sol levou título de campeã regional na terceira edição do Prêmio, que teve Inovação como tema, com o App Agro-Sol.
“Esse aplicativo é um grande orgulho para mim. Pois ele é o exemplo do espaço que tive para pensar e criar coisas novas dentro da empresa”, diz Pedro.
O Prêmio Sistema Famato em Campo
Esta é a quarta edição do Prêmio Sistema Famato em Campo. Entre os critérios para a escolha das propriedades rurais estavam a atuação do jovem produtor da fazenda, o equilíbrio entre a gestão, sustentabilidade econômica e responsabilidade com o meio ambiente, serviços sociais prestados, diferenciais trabalhistas, manejo técnico, inovações, diversificação, produtividade e rentabilidade na produção agrícola e pecuária.
Além das duas vencedoras, foram premiadas com um troféu “Destaque Regional” as outras quatro finalistas: do médio-norte do estado a fazenda Ernestina, de Sorriso; do norte a fazenda Gamada, de Nova Canaã do Norte; da região centro-sul a Suinobras Alimentos, de Diamantino, e do sudeste do estado a Agropecuária Rio Manso, de Campo Verde.
“Este prêmio é importante para conhecermos a geração que vai dar continuidade ao nosso trabalho. Mais do que falar de sucessão, o objetivo é mostrar aos jovens que o agro tem muitas oportunidades. Parabéns para todos os participantes”, disse o presidente do Sistema Famato, Normando Corral.
O Prêmio é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais. Tem o apoio da Aprosoja-MT, Acrimat, Ampa, IMAmt, IAS, Acrismat e Aprosmat.