Em pouco menos de um mês será iniciado o plantio de mais uma safra de soja em Mato Grosso. A semente que será plantada tem sido monitorada nos últimos meses, em local climatizado, com umidade e temperatura controlados. Como garantir que a qualidade desta semente seja mantida até que ela chegue ao solo?

Muitos fatores podem interferir nas características das sementes. Temos sempre a preocupação com dois pontos: o carregamento e o armazenamento da semente na propriedade onde será plantada.

Quanto ao carregamento, fornecemos este serviço com todos os cuidados técnicos necessários, adequação dos veículos, uso de mantas térmicas e todas as orientações aos motoristas envolvidos.

Já o segundo ponto estás nas mãos do agricultor, a quem nos deixamos à disposição para orientar, tirar dúvidas e alertar sobre as medidas necessárias para que a semente chegue ao solo com as mesmas características de quando foi retirada do armazém da sementeira.

Carregar no melhor momento, com planejamento, e com organização adequada de espaço para receber e armazenar o produto são parte importante para manutenção dos índices de germinação e vigor.

O local de armazenamento nas propriedades deve estar limpo, bem ventilado, seco e com temperatura que não ultrapasse média de 25ºC. A umidade relativa do ar não deve ultrapassar 70%.

As embalagens das sementes não devem ser empilhadas em contato direto com o piso e/ou paredes, pois isso pode causar absorção de umidade.

Diferentes lotes de sementes devem ser mantidos separados e bem identificados, tanto no armazém como no transporte.

As sementes devem ser protegidas contra insetos e roedores, os quais podem danificá-las. E deve-se evitar o armazenamento juntamente com fertilizantes, calcário, agroquímicos, combustíveis ou outros produtos.

O produtor rural Eduardo Bedin, de Sorriso-MT, segue as orientações em busca dos melhores resultados. Ele mostra no vídeo abaixo o local  onde armazena as sementes de soja em sua propriedade, para garantir a manutenção da qualidade: