Sempre afirmamos que uma boa semente se faz no campo. E é isso mesmo. Na indústria nós organizamos, padronizamos, selecionamos. Nesse processo todo – que encontra diversos desafios pelo caminho – temos a ação fundamental do Controle de Qualidade. Ele é a cereja do bolo: um trabalho bem feito proporciona um grande diferencial no produto entregue ao cliente.

É o Controle de Qualidade que, durante a colheita, determina se uma carga está com as características desejáveis para seguir no beneficiamento. Essa análise é feita através de testes de tetrazólio. “Nosso segredo é manter a régua alta, o que faz toda a diferença e evita problemas de qualidade do futuro”, afirma Cielen Gomes Carvalho, Coordenadora de Controle de Qualidade da Agro-Sol Sementes.

Passado o beneficiamento, todos os lotes de sementes são constantemente monitorados até o carregamento, com testes de tetrazólio, retenção em peneiras, Peso de Mil Sementes (PMS), germinação, envelhecimento acelerado (EA) e emergência em canteiros.

“Estes testes nos mostram o comportamento de nossa semente e possibilitam nossa área comercial acompanhar em tempo real e efetivo o que está apto para ser comercializado. Os testes de controle interno estão diretamente aliados às análises oficiais de germinação, verificação de outras cultivares e determinação de outras sementes por número, que obtemos através de órgão competente em atendimento à nossa legislação”, complementa a Coordenadora.

Além de todo este processo técnico e que segue uma metodologia em acordo as RAS (Regras para Análise de Sementes), hoje o Controle de Qualidade ainda disponibiliza esses resultados através do APP Agro-Sol, uma ferramenta de rastreabilidade expandida que mostra ao cliente todas as informações do produto que ele adquiriu, incluindo os resultados dos testes aplicados aos lotes.

“A semente é um ser vivo, vulnerável a interferências externas. Aquela semente perfeita que colhemos no campo, no início do ano, precisa manter seus índices de qualidade até que seja plantada, meses e meses depois. Por isso investimos em armazéns climatizados com manejo adequado de umidade e temperatura, em um laboratório interno que nos dá segurança e em uma equipe competente e qualificada de Controle de Qualidade”, diz Pedro Tomazelli, Gerente de Sementes da Agro-Sol.

Conheça um pouco mais sobre o Controle de Qualidade da Agro-Sol Sementes no vídeo abaixo: