Crop AgroComunicação | Assessoria de Imprensa
Técnicas de frenagem de emergência, desvio de obstáculos e condução em pista molhada. Essas foram as principais lições aprendidas pelos 46 condutores de veículos da Agro-Sol que participaram do treinamento especial em Direção Defensiva off road e veículos médios.
Em parceria com o renomado Centro de Pilotagem Roberto Manzini, o curso foi realizado entre os dias 18 e 20 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O objetivo do treinamento é aumentar a segurança no transporte de passageiros e cargas, melhorando o conhecimento dos motoristas sobre o comportamento do veículo e direção veicular.
As atividades iniciaram nas instalações da Roberto Manzini Centro Pilotagem, onde foi ministrado uma apresentação teórica. O conteúdo abordou as funcionalidades de segurança dos veículos e direção defensiva tanto no perímetro urbano quanto no off road (fora da estrada).
Já na pista do autódromo, espaço dedicado aos treinamentos esportivos, os condutores receberam treinamentos práticos com simulação de riscos. Entre eles, desviar de objetos na pista, testes de frenagem com pista molhada e seca.
Emoção em quatro rodas
Consultor de desenvolvimento de mercado, Daniel Jacomelli Mokfa pontuou que o treinamento foi uma ótima experiência, além de grande oportunidade de conhecer o Autódromo de Interlagos.
“O curso nos deixou mais preparados para situações de riscos que podem acontecer no nosso dia a dia. Fomos muito bem orientados a como evitar ou reagir em uma emergência”, afirmou.
Para Douglas Zorzetto, representante técnico de vendas, aprender novas técnicas de direção foi essencial.
“Saber como agir e colocar em prática para poder proteger a nossa vida e a de terceiros é muito válido. Foi uma emoção dirigir um carro na pista de Interlagos”, contou.
Segurança e bem-estar
Durante o treinamento, os participantes aprenderam a utilizar as tecnologias dos veículos fornecidos pela Agro-Sol, visando aprimorar suas habilidades no desempenho de suas atividades. Além disso, o curso destacou a importância da conscientização e da mudança de hábitos inadequados no trânsito, promovendo uma cultura de segurança e responsabilidade entre os motoristas.
“Também foi uma oportunidade dos colaboradores interagirem com colegas que não encontram diariamente. Acreditamos que, ao estarem fora do ambiente de trabalho rotineiro, o aproveitamento do curso seria maximizado, promovendo um aprendizado mais eficaz e uma experiência enriquecedora para todos”, destacou Rosilene Barbieri, do Setor de Segurança do Trabalho.
Os participantes também visitaram o busto do piloto brasileiro Ayrton Senna, feito pela sobrinha do tricampeão mundial. Com uma abordagem técnica e comprovada, esse treinamento elevou o nível de compreensão e conscientização dos participantes em relação à segurança no trânsito.