O trabalho de Desenvolvimento de Mercado na área de sementes é muito importante e envolve parceria com agricultores, planejamento, observação e muita atuação em campo. Na Agro-Sol Sementes esse trabalho vem crescendo mais e mais a cada ano, criou mais corpo, ainda mais importância, e deu origem ao Projeto Foco no Campo.
O Foco no Campo é uma plataforma com ainda mais informações, mais trabalho, mais planejamento, com objetivo de promover mais assertividade no posicionamento das cultivares e no ajuste fino de plantio – dois serviços agregados às sementes Agro-Sol.
Neste projeto, agricultores parceiros são selecionados e, em suas áreas, são plantadas áreas demonstrativas com diferentes cultivares – algumas delas já existentes em nosso portfólio, outras ainda não – e em diferentes populações, visando o melhor posicionamento para cada realidade.
Essas áreas recebem um acompanhamento especial, bastante técnico e rigoroso, com dados coletados frequentemente e que irão gerar informações mais precisas, as quais permitem entender melhor sobre a performance de cada cultivar em cada região.
Na safra 2019/2020, o Desenvolvimento de Mercado da Agro-Sol atuou em 26 municípios, instalando 43 áreas, com 24 cultivares diferentes, somando 152 plots, dos quais 66 de experimentos lado a lado e 86 do projeto Foco no Campo.
Esse trabalho tem benefícios como:
– O agricultor pode testar cultivares e ver de perto o desempenho delas em sua região, com acompanhamento técnico e suporte. Ele se beneficia dessas informações no planejamento de sua próxima safra;
– Com todas essas áreas instaladas e devidamente acompanhadas, nossa equipe consegue coletar dados que nos dão um ótimo subsídio para nossos serviços de posicionamento de cultivares e ajuste fino de plantio;
– O contato frequente da nossa equipe com os produtores, no campo, nos ajuda a criar soluções cada vez mais assertivas e mais eficientes.