Se um simples grão de soja colhido pode retornar ao solo e dar origem a uma nova planta, então por que comprar sementes certificadas?
As respostas são simples, mas são longas, pois existem muitos motivos para que o agricultor preste muita atenção ao produto que vai semear.
Uma semente de soja legal passa por dezenas de procedimentos para que receba certificação, o que traz garantias de qualidade, fitossanidade e rastreabilidade, dentre outros benefícios.
As empresas produtoras/multiplicadoras de sementes trabalham sob fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todos os campos destinados a plantio de soja para semente são oficialmente inscritos e acompanhados.
O processo de produção de semente começa lá na lavoura, com cuidados especiais e manejo específico. Antes da colheita, testes em laboratório atestam a qualidade da soja e decidem se ela está adequada para ser beneficiada.
Uma vez detectadas as condições ideais, a soja é colhida e levada à Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), onde passa pela pré-limpeza, secagem e classificação por tamanho, peso e circunferência, dando origem a lotes padrão.
Todo esse processo de beneficiamento é feito com auxílio de máquinas de equipamentos modernos que envolvem muita tecnologia e uma grande equipe de trabalho.
Uma vez beneficiadas, as sementes são resfriadas, ensacadas e armazenadas e este último deve atender a todos os critérios de umidade e temperatura, para manutenção dos padrões de vigor e germinação.
Na Agro-Sol Sementes, todo este caminho tem suporte do setor de controle de qualidade, que, em todas as etapas, acompanha as sementes com diferentes testes em laboratório e em campo.
A semente, no final, carrega consigo a atenção de diversos profissionais especializados, que trabalham em prol de um produto com qualidade e dentro dos padrões.
Além da parte técnica, quem adquire semente certificada contribui com royalties tanto da biotecnologia quanto do germoplasma, o que na prática é apoio ao desenvolvimento de novas pesquisas, novas variedades e tecnologias mais eficientes em campo.
A semente legal de soja faz parte de uma das cadeias produtivas mais importantes do país, composta pelos elos de: pesquisa, produção de sementes básicas; produção/multiplicação de sementes comerciais; mercado; agricultores e, por fim, consumidores.
Portanto, adquirir sementes certificadas é ajudar a alimentar, desenvolver e fomentar esta cadeia inteira e, por consequência, o desenvolvimento econômico do país.
A semente é um item de participação relativamente baixa no custo dos insumos em comparação à sua relevância na construção da produtividade.