Uma propriedade rural em Campo Verde-MT conquistou a certificação internacional de produção de Soja Responsável – RTRS – através de parceria com a Agro-Sol, após quase um ano de acompanhamento e realização de diversas melhorias.

Trata-se da Fazenda São João Batista, do produtor rural Jader Bergamasco, cooperado Agro-Sol – que planta áreas destinadas à produção de sementes na empresa. Com a certificação de mais de 1,5 mil hectares, o produtor passa a ter acesso à plataforma de comercialização internacional do programa, agregando valor à produção, além de diversas melhorias nos âmbitos administrativo, social, financeiro e ambiental.

“Tomei conhecimento do programa RTRS através da Agro-Sol e achei muito interessante. É bom saber que podemos estar certificados e de acordo com normas mundiais de produção. Foi quase um ano ajustando detalhes, melhorando, para poder cumprir todos os critérios. Agradeço à Agro-Sol, nas pessoas da Marcelma e Olivier, que nos incentivaram muito. Eu vibrei quando recebi o certificado, uma conquista muito boa que mostra que a gente produz comida para o mundo dentro das conformidades exigidas”, conta o produtor Jader Bergamasco, orgulhoso da certificação.

A Engª Agrônoma Marcelma Maciel, profissional ligada à Agro-Sol responsável por assessorar o processo de certificação, explica que o certificado tem validade de cinco anos, com acompanhamento anual. “Importante ressaltar que além de agregar valor à produção, a certificação RTRS significa muitos benefícios para a propriedade e para todos ligados a ela. O cumprimento dos requisitos resulta em melhor gestão, melhores condições de trabalho para os colaboradores, melhor interação com o meio ambiente, dentre muitos outros benefícios”, conta a Engenheira.

Soja Responsável

Inserida no grupo Bioline by Invivo, que tem construído em todo o mundo uma terceira via da agricultura, a Agro-Sol Sementes desenvolve projetos em prol de uma agricultura cada vez mais sustentável e responsável.

Desta forma, pensando em criar e atuar em um quadro de sustentabilidade cada vez maior, a Agro-Sol está auxiliando seus clientes e cooperados a conquistar a certificação RTRS. A empresa disponibiliza um profissional para trabalhar como facilitador, o qual realiza os diagnósticos, assessora a fase de implantação e faz as verificações de pré-auditoria, sem qualquer custo.

Além disso, como incentivo para a geração de uma cadeia de soja cada vez mais sustentável, a Agro-Sol custeia a auditoria externa de certificação (feita por órgãos credenciados RTRS) aos agricultores parceiros que queiram fazer parte do projeto e atendam aos critérios de seleção da empresa.

Fonte: Comunicação Agro-Sol

Leia também: Tour virtual 360° em uma sementeira de soja é lançado em Mato Grosso