COMO É FEITO O BENEFICIAMENTO DE SEMENTES?

Agro-Sol Sementes cumpre com todas as normas legais e protocolos de produção, além de deter de conhecimento técnico apurado e infraestrutura completa e moderna. Por isso, disponibiliza uma semente de soja dentro dos padrões de qualidade e de acordo com a legislação. Todos esses cuidado garante a produção das melhores sementes para os agricultores, com padrão de germinação e vigor elevados.

A produção têm início muito antes do plantio, com a escolha dos materiais e com a inscrição dos campos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão que fiscaliza a atividade. As lavouras e as decisões de colheita são diferentes para materiais destinados a sementes. O clima, a umidade, falta ou excesso de chuvas fazem uma diferença muito maior. Quando os grãos são colhidos e levados para a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), inicia um novo processo:

1º Testes em laboratório: para garantir que aquele grão está em condições de se transformar uma semente com padrão de qualidade.

2º Secagem: após aprovados, os grãos são levados a secadores, até que atinjam a umidade necessária.

3º Classificação: em seguida, os grãos passam por diferentes equipamentos de classificação, onde são separados por tamanho, perfeição da circunferência, peso, densidade, tudo isso com objetivo de produzir lotes uniformes, o que irá gerar lavouras com a mesma característica.

4º Resfriamento e Ensacamento: as sementes são resfriadas e ensacadas, recebem identificação do lote e informações sobre a variedade, e seguem para armazenamento em local com temperatura adequada.

A IMPORTÂNCIA DA SEMENTE CERTIFICADA.

Quando o agricultor adquire uma semente certificada, ele adquire qualidade, confiança e um produto com procedência garantida. O alto grau de qualidade da semente permite um desenvolvimento mais saudável da lavoura: isso significa mais resultados, mais rentabilidade e menos riscos à lavoura. Além de estar contribuindo com a pesquisa e estudo de novas tecnologias que só geram produtividade. O processo de sementes certificadas é fiscalizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (mapa) em todas as etapas, o que dá ainda mais segurança e credibilidade.