Terminado o Vazio Sanitário, em 15 de setembro, a maior parte dos agricultores de Mato Grosso já passou a ficar com um olho no clima e outro no campo, no anseio de iniciar os trabalhos da safra 2016/2017. Até o final da última semana de outubro, aproximadamente 16% das lavouras de soja de Mato Grosso já haviam sido semeadas, de acordo com dados do IMEA. Além do clima, o agricultor também deve ter atenção redobrada no transporte das sementes do fornecedor até a propriedade e nos cuidados pré-plantio, pois estes fatores também são essenciais para o sucesso da lavoura.

Carregar a semente de soja até a propriedade no melhor momento, com planejamento, e com organização adequada de espaço para receber e armazenar o produto são parte importante para manutenção dos índices de germinação e vigor.

Na Agro-Sol Sementes, os lotes ficaram armazenados por meses em estrutura climatizada, com temperatura e umidade adequadas para garantir as condições fisiológicas da semente. Para dar continuidade a este cuidado e ajudar a manter os padrões de qualidade, algumas orientações devem ser seguidas:

– Durante o transporte, deve-se evitar a exposição das sementes a temperaturas elevadas e à chuva;

– Os caminhões responsáveis pelo transporte devem estar limpos, sem resíduos de outros produtos e sem pregos proeminentes ou estruturas pontiagudas que possam causar danos às embalagens; Não são aconselháveis longas paradas entre o carregamento e o destino final;

– Nas fazendas, o local de armazenamento deve estar limpo, bem ventilado, seco e com temperatura que não ultrapasse média de 25ºC. A umidade relativa do ar não deve ultrapassar 70%;

– As embalagens das sementes não devem ser empilhadas em contato direto com o piso e/ou paredes, pois isso pode causar absorção de umidade;

– Diferentes lotes de sementes devem ser mantidos separados e bem identificados, tanto no armazém como no transporte;

– As sementes devem ser protegidas contra insetos e roedores, os quais podem danificá-las;

–  Deve-se evitar o armazenamento de semente juntamente com fertilizantes, calcário, agroquímicos, combustíveis ou outros produtos.

Clima

É muito importante estar atento ao clima para realizar um bom plantio. A recomendação geral é que a área a ser semeada esteja com bom índice de umidade, promovendo as condições ideais para que a semente germine adequadamente. Escassez de umidade nos primeiros dias pós plantio pode causar diferenças na germinação das sementes e irregularidades na lavoura, formadas pelo stand de plantas inadequado.

Regulagem de máquinas

A regulagem adequada das máquinas é outro fator de relevância para obter resultados satisfatórios no plantio. A má regulagem pode causar problemas na distribuição dentro dos metros lineares da semeadura, impedimento na emergência das plântulas pela profundidade equivocada de plantio das sementes e irregularidades na lavoura formadas pelo stand de plantas inadequado.

Fonte: Comunicação Agro-Sol